Balança comercial de julho tem maior superávit desde 1989

A balança comercial brasileira de julho registrou superávit de US$ 8,1 bilhões, o maior resultado da série histórica iniciada em 1989. O número divulgado nesta segunda-feira reflete os efeitos da pandemia do comércio global, que diminuiu as importações, e o preço do dólar, que tornou os produtos brasileiros mais atraentes no exterior. O resultado da…

O risco portuário em tempos de pandemia

O porto marítimo é uma das principais portas comerciais de um país. Calcula-se que mais de 80% de todos os bens comercializados internacionalmente são transportados por via marítima. É sem dúvidas uma parte importante da economia global. Fato é que nos anos 70, segundo dados divulgados pelas autoridades portuárias internacionais, o volume de transporte era…

Portos de todo o mundo sentem a ‘parada’ chinesa

Algumas docas na China estão lotadas de contêineres de carga ou minério de ferro. Armazéns transbordam com mercadorias que não podem ser exportadas por falta de caminhões. E muitas fábricas estão ociosas porque os componentes não chegam a elas. Enquanto Pequim tenta fazer pegar no tranco uma economia afetada pela epidemia do coronavírus, um dos…