A ANTAQ apresentará ao setor regulado em 4 de outubro o Sistema de Desemprenho da Navegação (SDN) no módulo Apoio Portuário. O evento acontecerá na sede da Agência, em Brasília, a partir das 14h30.
O SDN é um sistema informatizado, mantido pela ANTAQ, destinado a receber, pela internet, informações de natureza técnica e operacional a serem prestadas pelas empresas brasileiras de navegação. Essas informações incluirão dados de frota em operação, bem como sobre as operações realizadas, entre elas portos de atuação, tipos de atividades realizadas e valores cobrados.
Primeiramente, entre os dias 4 e 26 de outubro, o SDN será submetido a uma fase de teste, na qual o módulo do Apoio Portuário poderá ser usado. O objetivo é disponibilizar, através deste acesso, uma maneira para que os regulados enviem sugestões para melhorias e para que eles tenham prévio conhecimento da ferramenta.
“É fundamental que se descubra as eventuais correções a serem feitas e, para isso, é necessária a participação do setor regulado, que nos informará o que precisa ser melhorado no sistema”, destacou o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da ANTAQ, Samuel Ramos.
A Agência pretende realizar uma audiência pública sobre a norma que regulamentará o envio de informações pelo sistema.
Fonte: Antaq