Quando a Intel adquiriu a empresa de prevenção contra colisão, Mobileye por US $ 15,3 bilhões em 2017, o acordo de grande sucesso ressaltou a expertize de Israel no transporte inteligente, particularmente no setor de autotecnologia. Mas o setor automotivo não é a única indústria tradicional que está sendo interrompida pelo florescente ecossistema tecnológico da Startup Nation.
À medida que a inovação israelense em campos como cibersegurança, IoT, big data e inteligência artificial impulsiona novos avanços em transporte e mobilidade inteligentes, a indústria marítima global está aproveitando a força de Israel nesses domínios para tornar os portos e operações de navegação mais inteligentes e eficientes.
Segundo o Start-Up Nation Central, as empresas que atuam na indústria naval respondem por apenas 54 das 6.218 startups em Israel – mas o crescente ecossistema de tecnologia marítima do país tem visto um crescimento significativo nos últimos anos, e as indústrias de transporte marítimo buscam aproveitar tecnologia para otimizar a logística e melhorar as operações, esse crescimento deve acelerar drasticamente.
Desde o uso de drones da Michnaf para inspecionar embarcações de remessa até os avançados sistemas de automação e navegação da Totem Plus, as soluções israelenses já estão trazendo alta tecnologia para os portos e a indústria naval. O desenvolvimento de tecnologias marítimas foi acelerado pelo vibrante ecossistema de inovação de Israel, com instituições governamentais, militares, acadêmicas e de pesquisa e desenvolvimento fornecendo recursos significativos, talento e know-how institucional.
Desde o Centro de Pesquisa para Políticas e Estratégias Marítimas de Haifa, no norte do país, até o Instituto Interuniversitário de Ciências Marinhas na cidade portuária de Eilat, no Mar do Sul, os players envolvidos no segmento naval se beneficiam de pesquisa de ponta e relações simbióticas entre os setores público, privado e acadêmico.
Startups líderes do setor incluem:
· Pick a Pier, que está trabalhando para criar marinas inteligentes, facilitando a ancoragem eficiente de barcos por meio de um mercado de aluguel de atracação e o AiDock, que aprimora o processo de desembaraço aduaneiro, antes complexo, por meio de algoritmos de IA.
· Windward, líder global em análise de risco marítimo, que ajuda organizações, incluindo seguradoras marinhas, governos e órgãos de aplicação da lei, a entender o risco marítimo, permitindo que eles tomem melhores medidas para gerenciá-lo.
· A Orca AI fornece ferramentas de navegação inteligentes para o setor marítimo para evitar colisões.Fundada em 2018 por dois experientes especialistas em tecnologia naval, Yarden Gross e Dor Raviv, a tecnologia da Orca AI ajuda os navios a obter uma visão precisa e em tempo real do ambiente, combinando novos sensores com sistemas embarcados existentes para ajudar as equipes a tomar decisões de navegação mais informadas. melhorar a segurança em cursos d’água lotados. Projetado especificamente para o ambiente marítimo,
seu sistema inovador é o primeiro de seu tipo para o setor de transporte
comercial.
Enquanto Israel busca desenvolver ainda mais seu setor de tecnologia marítima, The DOCK, um centro de inovação fundado por veteranos da Marinha israelense em 2017, está trabalhando com empresas em estágio inicial para levar suas soluções ao mercado. A iniciativa já conquistou a atenção global por suas atividades para acelerar o desenvolvimento de soluções marítimas e para conectar os jogadores legados com as mais recentes tecnologias. Um exemplo primordial: a gigante internacional do
transporte AP Moller-Maersk, um dos parceiros corporativos da DOCK, trabalhou com a organização para aproveitar a tecnologia israelense para melhorar a logística.
Quais startups marítimas serão as próximas a navegar no setor em direção a um futuro mais inovador? Graças ao renomado ecossistema de inovação de Israel, há uma grande probabilidade de que eles sejam ancorados na Nação das Startups.
Fonte: Israel Trade.