Praça Washington, 24A – Orquidário Santos – SP – 11065-600

DECISÃO JUDICIAL: Cobrança de demurrage é declarada inexigível por reconhecimento da responsabilidade exclusiva de terceiros – Entenda o caso

Recentemente, decisão judicial proferida em ação de cobrança movida pela transportadora marítima Hapag-Lloyd trouxe à tona importantes reflexões sobre a responsabilidade em contratos de transporte internacional de mercadorias.

Segundo consta dos autos, foram importadas mercadorias por meio de contêineres do porto de Valença/Espanha ao porto do Rio de Janeiro/Brasil. A transportadora marítima alegou que após a descarga das mercadorias, o importador não devolveu os contêineres dentro do período estipulado no contrato.

No entanto, o importador se opôs a essas alegações afirmando que importantes fatos estavam sendo desconsiderados. Primeiro, de que havia contratado empresa para cuidar de toda logística, e inclusive intermediar as tratativas com a transportadora. Segundo, de que foi forçado e induzido a assinar o termo de responsabilidade de devolução de contêineres sem pleno conhecimento do seu teor e sob ameaça de não ter suas mercadorias liberadas.

Diante disso, consolidou-se o entendimento de que o importador estava em posição de vulnerabilidade e hipossuficiência, desconhecendo as nuances do transporte marítimo e sendo incapaz de reagir a eventuais abusos contratuais, e quem deveria ser responsabilizado era o terceiro contratado para cuidar da logística em nome do importador.

Com base nisso, conclui-se que o importador não poderia ser responsabilizado pela sobreestadia dos contêineres, condenando a transportadora marítima ao pagamento de honorários advocatícios e custas processuais.

Essa decisão destaca a importância de uma análise minuciosa das circunstâncias de cada caso para que se alcance resultados efetivos em proveitos dos importadores, exportadores e agentes de carga.
Esse caso ilustra a importância de contar com a expertise de profissionais especializados em Direito Marítimo para lidar com questões complexas envolvendo transporte internacional de mercadorias. Nesse sentido, aqui na Marchioli & Minas, nós nos destacamos por nossa atuação dedicada em defender agentes de carga, exportadores e importadores em situações desafiadoras como essa.

Com nossa equipe qualificada e experiente, oferecemos suporte jurídico especializado, garantindo que os direitos e interesses de nossos clientes sejam adequadamente protegidos em todas as etapas do processo. Seja na elaboração de contratos, na resolução de litígios ou na defesa judicial, nós nos comprometemos em obter os melhores resultados para aqueles que representamos.

Assim, diante de questões relacionadas ao transporte marítimo e seus desdobramentos legais, contar com o suporte da Marchioli & Minas pode fazer toda a diferença, proporcionando segurança e tranquilidade para enfrentar os desafios do mundo empresarial globalizado. Estamos aqui para ajudar nossos clientes a navegar por essas águas turbulentas com confiança e determinação.