A Marinha do Brasil, a partir desta segunda-feira (6), contará com uma nova equipe para intensificar as operações navais no litoral dos Estados de São Paulo e do Paraná, tendo como base o Porto de Santos. O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste (ComGptPatNavSSE), Organização Militar (OM) será subordinado ao Comando do 8º Distrito Naval (Com8DN).
Segundo a Capitania dos Portos, dada a importância econômica e estratégica do Porto de Santos para o país, com o crescente aumento das atividades marítimas, notadamente o comércio exterior e a extração do petróleo em águas profundas na bacia petrolífera, a Marinha do Brasil resolveu trazer o novo comando para a realização das tarefas de operações navais.
A nova equipe fará patrulhamento naval, socorro e salvamento; defesa de porto ou área marítima restrita, incluídos os terminais e plataformas de exploração de petróleo na região do pré-sal já que essas atividades estão relacionadas à segurança da navegação e da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica.
A ativação do Comando representa um marco para a Marinha e é de extrema importância para atender a sociedade e garantir maior fiscalização no litoral dos Estados de São Paulo e do Paraná com o intuito de combater crimes marítimos.
A nova equipe contará com as embarcações “Barracuda” e “Espadarte”, e um Navio-Patrulha Classe “Grajaú” que será transferido para Santos na segunda quinzena de outubro.
A cerimônia de ativação e posse do primeiro comandante do Comando, Capitão de Fragata Carlos Marden Soares Pereira da Silva, acontecerá nesta segunda-feira, no Cais da Marinha, Sede da Capitania dos Portos de São Paulo, no Porto de Santos.
Por G1 Santos
Link: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2018/08/05/marinha-inaugura-grupamento-de-patrulha-naval-para-intensificar-acoes-no-litoral-de-sp.ghtml