O setor portuário brasileiro está em ascensão, impulsionado por um crescimento significativo na movimentação de cargas nos primeiros quatro meses deste ano. De acordo com dados recentes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), houve um aumento de 5,92% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A expectativa é de que esse crescimento se intensifique até o final de 2024, especialmente devido ao forte desempenho esperado do setor agropecuário. Com o agronegócio concentrando sua exportação no segundo semestre, os portos brasileiros estão bem posicionados para expandir ainda mais sua movimentação, podendo alcançar um aumento próximo a 8% em relação a 2023, conforme avaliação do ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.
Entre os produtos agrícolas, destacam-se o crescimento da soja em 4%, movimentando 53,7 milhões de toneladas, e os impressionantes aumentos de 72% no açúcar e 80% no café, em comparação ao primeiro quadrimestre do ano passado.
Santos lidera entre os portos públicos, com um crescimento de 11,7%, movimentando 43,9 milhões de toneladas, seguido por Paranaguá com 13% de crescimento (19 milhões de toneladas) e Itaguaí com um notável crescimento de 34,6%, alcançando 18,8 milhões de toneladas.
Em abril, a movimentação total nos portos atingiu 105,13 milhões de toneladas, um crescimento de 2,59% em relação ao ano anterior. Destacam-se os aumentos significativos na movimentação de bauxita (+43,05%), açúcar (+32,89%) e trigo (+27,78%).
Os números positivos também se refletem na movimentação de contêineres, que registrou um aumento de 23,18% em abril, totalizando 12,4 milhões de toneladas.
Com os granéis sólidos representando a maior parte do movimento, com um crescimento de 2,72%, e um aumento geral de 7% nas toneladas movimentadas no acumulado do ano, os portos brasileiros estão preparados para um crescimento contínuo e sustentável até o final de 2024.
Esses dados refletem não apenas um crescimento robusto, mas também um potencial de expansão significativo, fortalecendo o papel crucial dos portos na economia nacional, especialmente através do setor agropecuário.
FONTE: @canalrural